domingo, 10 de junho de 2018

Conhecem alguém assim?

Mas o problema de se achar no direito é que leva as pessoas a precisarem de se sentir bem consigo mesmas o tempo todo, ainda que às custas de quem os rodeia. E como estas pessoas precisam de se sentir constantemente bem consigo mesmas, acabam por passar a maior parte do tempo a pensar em si mesmas. Afinal, precisamos de muita energia e esforço para nos convencermos de que a nossa merda não cheira mal, especialmente quando estivemos a viver numa sanita. 
(...)
Qualquer tentativa de as chamar à razão é vista, simplesmente, como mais uma «ameaça» à sua superioridade por mais uma pessoa que «não suporta» que eles sejam tão inteligentes/talentosos/bem-parecidos/bem-sucedidos. 
(...)
As pessoas que se acham no direito vêem todas as ocorrências da sua vida como uma afirmação, ou como uma ameaça à sua grandeza. Se lhes acontece algo de bom, é por qualquer feito grandioso que tenham cometido. Se lhes acontece algo de mau, é porque alguém tem inveja e tenta rebaixá-los. Achar-se no direito é impermeável. As pessoas que se acham no direito enganam-se a si mesmas com tudo o que alimente a sua sensação de superioridade. Mantêm a sua fachada mental de pé a qualquer custo, mesmo que isso por vezes exija ser física ou emocionalmente abusivo para quem os rodeia.

A arte subtil de saber dizer que se foda, Mark Manson

Sem comentários:

Enviar um comentário