Poesia é... o espelho do poeta é um elefante imitando uma gazela é o que nós quisermos.
Adília Lopes
Poesia é... o espelho do poeta é um elefante imitando uma gazela é o que nós quisermos.
Adília Lopes
Pediram-me um texto sobre a consistência. Acho muito abstracto para mim. Em que consiste a consistência? Quem vigia os vigilantes? Não vale a pena desconversar. Comprei gelatina de ananás, uns copos, estava líquida, estragada, não tinha a consistência da gelatina. Mas os líquidos também têm a sua consistência, só que não é a da gelatina. Cada coisa tem a sua consistência. Uma cadeira do curso de Física de que gostei muito foi Física da matéria condensada. Um texto tem de ter consistência. Pode não ser a do aço, do betão. O soro, o ar também têm consistência. Faz-se um bolo, deitam-se os ingredientes para uma tigela, mexe-se com a colher e a colher fica em pé. A massa tem consistência. Massa de pão? Há tex-tos que têm a consistência do ar. E há o vazio. A consistência do vazio. A consistência do mundo, do infinito.
Adília Lopes
Questões de juízo diferem de questões de opinião ou gosto, nas quais é inteiramente aceitável que haja diferenças.
Ruído, Daniel Kahneman
"A oportunidade é perdida pela maioria das pessoas, porque ela está vestida com um fato macaco e aparenta ser trabalho."
Thomas Edison
A maior parte das pessoas vive grande parte do tempo com a incontestada convicção de que o mundo parece o que parece porque é o que é.
Ruído, Daniel Kahneman
A poesia não me pede propriamente uma especialização pois a sua arte é uma arte do ser. Também não é tempo ou trabalho o que a poesia me pede. Nem me pede uma ciência nem uma estética nem uma teoria. Pede-me antes a inteireza do meu ser, uma consciência mais funda do que a minha inteligência, uma fidelidade mais pura do que aquela que eu posso controlar. Pede-me uma intransigência sem lacuna. Pede-me que arranque da minha vida que se quebra, gasta, corrompe e dilui uma túnica sem costura. Pede-me que viva atenta como uma antena, pede-me que viva sempre, que nunca me esqueça. Pede-me uma obstinação sem tréguas, densa e compacta.
Pois a poesia é a minha explicação com o universo, a minha convivência com as coisas, a minha participação no real, o meu encontro com as vozes e as imagens. Por isso o poema não fala de uma vida ideal mas sim de uma vida concreta: ângulo da janela, ressonância das ruas, das cidades e dos quartos, sombra dos muros, aparição dos rostos, silêncio, distância e brilho das estrelas, respiração da noite, perfume da tília e do orégão.
É esta relação com o universo que define o poema como poema, como obra de criação poética. Quando há apenas relação com uma matéria há apenas artesanato.
É o artesanato que pede especialização, ciência, trabalho, tempo e uma estética. Todo o poeta, todo o artista é artesão de uma linguagem. Mas o artesanato das artes poéticas não nasce de si mesmo, isto é, da relação com uma matéria, como nas artes artesanais. O artesanato das artes poéticas nasce da própria poesia a qual está consubstancialmente unido. Se um poeta diz «obscuro», «amplo», «barco», «pedra» é porque estas palavras nomeiam a sua visão do mundo, a sua ligação com as coisas. Não foram palavras escolhidas esteticamente pela sua beleza, foram escolhidas pela sua realidade, pela sua necessidade, pelo seu poder poético de estabelecer uma aliança. E é da obstinação sem tréguas que a poesia exige que nasce o «obstinado rigor» do poema. O verso é denso, tenso como um arco, exactamente dito, porque os dias foram densos, tensos como arcos, exactamente vividos. O equilíbrio das palavras entre si é o equilíbrio dos momentos entre si.
E no quadro sensível do poema vejo para onde vou, reconheço o meu caminho, o meu reino, a minha vida.
Sophia de Mello Breyner Anderson
"O tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal. Nunca se mentiu tanto. Vivemos na mentira, todos os dias."
José Saramago
"A mulher que me deste por companheira deu-me o fruto." Começa a astúcia humana. Numa única frase, Adão nega a sua responsabilidade e arranja dois culpados para o seu ato. Resumo do drama: a primeira vez que o primeiro homem teve consciência do seu primeiro erro, não o assumiu, O primeiro homem culpou a primeira mulher. E depois o primeiro homem culpou Deus.
Arthur Schopenhauer, conhecedor exímio do seu interior, escreveu que cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exata do valor da sua personalidade.
Somos reféns do racional e das suas convenções. Quando encontramos alguém a pergunta "tudo bem?" é quase automática, mas não é verdadeira. Queremos ouvir apenas o "tudo bem". O que é natural numa sociedade onde a aceleração é o valor principal.
A Filosofia Resolve, Margot Cardoso
Diz-se que as redes sociais fazem uma espécie de raio-X da personalidade dos seus ocupantes e agrupam perfis em categorias semelhantes. Há pessoas que postam as suas inseguranças e medos. Há perfis cheios de clichês e regras para a vida de que o próprio necessita mas com o rótulo de produto "para os outros". Uns tentam exibir a sua genialidade única, mas com conteúdos alheios. Outros chegam ao cúmulo de mendigar likes - leia-se "olhem para mim". Uns descrevem as suas preferências e procuram aprovação.
A Filosofia Resolve, Margot Cardoso
256
said academ dos piores materiali chama Bente de na de perter especie e gressivo, petamente hante ao Apesar
O escritor Hermann Hesse - agraciado com o Nobel da literatura pelo seu dom de vasculhar a alma humana - diz que quando odiamos uma pessoa, odiamos alguma coisa nela que é parte de nós mesmos. "O que não é parte de nós não nos perturba", diz o escritor.
A Filosofia Resolve, Margot Cardoso
Isto porque a consciência surge desse primeiro movi mento. A criança abre os olhos, contempla o olhar da
Procrastinar é adiar, postergar, enrolar, "empurrar com a barriga", deixar para amanhã, perder o foco, ocupar-se de outras coi-sas "menos importantes".
A Filosofia Resolve, Margot Cardoso
O homem está condenado a escolher. Mesmo que ele decida não escolher, essa também já é uma escolha.
Se tiver de escolher entre agir bem e sentir-se mal e agir mal e sentir--se bem, a recomendação do filósofo é "escolha a boa ação".
A Filosofia Resolve, Margot Cardoso
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Mario Quintana
Por exemplo, os juízes consideraram que era mais provável concederem a liberdade condicional no início de um dia de trabalho ou após uma pausa para comer do que imediatamente antes dessa pausa.
Ruido, Kahneman, Sibony e Sunstein
Estar com uma pessoa que a medicina descartou lança-nos numa montanha-russa de emoções. Há coisas a dizer e coisas a não dizer; perguntas a fazer e perguntas a omitir. Uma pergunta que nunca fui capaz de fazer não que a tivesse pensado fazer é se a noção do tempo de um moribundo se vê afetada.
Julian Barnes
George Orwell determinou lugubremente que "aos cinquenta, toda a gente tem a cara que merece".
SE LER É UM DOS PRAZERES e necessidades da juventude, reler é um dos prazeres - e necessidades da velhice.
Mudar de ideias, Julian Barnes
Alguns de nós temos convicções fortes fracamente sustentadas, outros têm opiniões fracas fortemente sustentadas.
Mudar de Ideias, Julian Barnes
Algumas pessoas, à medida que envelhecem, tornam-se mais conservadoras; ao longo dos anos, entre amigos e conhecidos, dei conta do familiar e suave arrastar de pés para a direita. Aqueles princípios idealistas que tinham aos vinte anos foram apagados pela exposição às realidades da vida. Ou: agora têm mais dinheiro do que antes e querem protegê--lo e dá-lo. Ou: começam a odiar os princípios dos jovens porque são notavelmente similares aos que tinham na própria juventude, princípios que entendem agora serem ilusões tolas. Ou: não querem simplesmente qualquer mudança nas suas vidas, muito obrigado.
Mudar de Ideias, Julian Barnes
Nós mantemos a fé: os partidos é que não têm fé, são promíscuos, mostram ter vistas curtas, vergonhosamente flexíveis em matéria de princípios.
Mudar de Ideias
Agora concordo com a noção de que a memória, a memória de uma única pessoa, sem corroboração e sem fundamentação através de outras provas, é um fraco guia para o passado.
Mudar de ideias, Julian Barnes
Portanto, aceite que o seu amado é brilhante e perfeito, mas mas também é dececionante e cansativo. É normalíssimo. Devemos aceitar que aqueles que amamos, uma vez ou outra, vão desapontar-nos.
A filosofia resolve, Margot Cardoso
Desci então ao abismo onde se esconde a noite; e de lá trouxe a coragem inalterável que desarma os perigos e amacia os obstáculos.
Almas Delirantes, Luís Cebola
"Nunca nos encontramos mais desprotegidos contra o sofrimento do que quando amamos, nunca nos sentimos mais desesperadamente infelizes do que quando perdemos o objeto amado ou o seu amor."
Freud
Como geralmente acontece, quanto mais aprendia, mais a minha ignorância aumentava.
A vida contada por um Sapiens a um Neandertal, Presença
"que há-de a um velhadas acontecer, ou participar ou ser protagonista senão em festas de anos, doenças da família;
Diário Selvagem, Luiz Pacheco
Amo toda a natureza,
Tudo nela me sorri,
Em tudo encontro beleza;
Mas não sinto amor por ti.
Expressões engraçadas em português para um estrangeiro:
Pequenos nadas
Barriga da perna
Céu da Boca
Lusco-fusco
Corre-corre
E eu sob a terra firme,
Compacta, recalcada,
Muito quietinho. A rir-me
De não me doer nada.
Clepsydra, Camilo Pessanha
A maioria das pessoas terá dificuldade em admitir que um futebolista com 125 quilos possa ter um intelecto vivo e perspicaz. Simplesmente não conseguimos ultrapassar o estereótipo do matulão aparvalhado. Contudo, se víssemos os livros na estante dessa pessoa ou as paredes cheias de quadros, não teríamos o mesmo problema.
Blink, Malcom Gladwell
A emoção que ele considera a mais importante de todas: 0 desprezo. Se Gottman observa um ou os dois parceiros de um casamento a desprezarem-se, considera tal indicação como o sinal individual mais importante de que o casamento está com problemas.
Blink, Malcom Gladwell
Uma pessoa que observa um vídeo mudo de dois segundos de um professor que nunca viu chegará a conclusões sobre a qualidade do professor muito parecidas com as do estudante que frequentou as suas aulas durante um semestre inteiro. É esse o poder do nosso inconsciente adaptável.
Blink, Malcom Gladwell
Para Benjamin Disraeli, escritor e político britânico, existem mentiras, mentiras sujas e a estatística.
Infinito + 1, Luís Aires
A primeira referência escrita ao palav*** Caralho data de um documento em Latim no ano de 982. Assim, o Caralho é mais antigo do que a nacionalidade e mais antigo do que a Língua Portuguesa.
Marco Neves
Consta que, quando Napoleão precisava de um novo general, além das perguntas óbvias sobre a sua competência na gestão de homens, liderança, capacidade de organização, improvisação, reservava para o fim uma última pergunta:
- E ele tem sorte?
Soneto fático
Repare nas pessoas conversando:não é um bate-papo, é uma luta.Todos querem pra si o olhar do bando.Ninguém se entende nem sequer se escuta.
Pode até parecer civilizado,mas se olhar com cuidado e lucidezvai perceber que quem está caladosó espera chegar a sua vez.
Fale merda que alguém no mesmo instante
dirá uma merda mais irrelevante
que não tem nada a ver com a merda acima.
Falar só serve pra fazer barulho.
Esse poema, mesmo, é um entulho.
Não muda nada — mas ao menos rima.
Gregório Duvivier
Os padrões do matemático, tais como os do pintor ou do poeta, devem ser belos; as ideias, da mesma forma que as cores ou as palavras, devem combinar-se harmoniosamente. A beleza é o primeiro teste; no mundo não há lugar permanente para a matemática feia... Pode ser muito difícil definir a beleza em matemática, mas (...) [também] podemos não saber bem o que significa um belo poema, o que não impede que o reconheçamos como tal no momento em que o lemos.»
G. H. Hardy
"Mortais, congratulai-vos com o facto de ter existido um homem tão genial para honrar a raça humana."
Hoje em dia ainda existe muito esse lado com muita memorização e pouco criatividade e trabalho intelectual.
Se andarmos a pé 2500 metros, calcula o Sr. Goodall, e substituirmos as calorias gastas bebendo uma caneca de leite, as emissões de gases com efeito de estufa ligadas a esse leite (como o metano da quinta e o dióxido de carbono do camião de transporte) são quase equivalentes às emissões de um automóvel normal ao percorrer a mesma distância.
Quando roubar um banco, Levitt e Dubner