sábado, 24 de janeiro de 2026
Pensamento
quinta-feira, 22 de janeiro de 2026
Gostei
Não é que gostemos do que detestamos; mas gostamos de alimentar o nosso ódio e de brincar com ele; remoê-lo. exasperar a ideia que fazemos dele em cada exemplo de requintado engenho e em cada ilustração extravagante, fazer dele o nosso bicho-papão, apontá-lo aos outros em todo o esplendor da sua deformidade, incorporá-lo nos sentidos, estigmatizá-lo pelo nome, engalfinhar-nos com ele em pensamento, aguçar o intelecto, armar a nossa vontade contra ele, saber o pior com que temos de lidar, e lidar com ele até ao fim. A poesia é só a mais alta eloquência das paixões, a mais vívida forma de expressão que pode ser dada à nossa convicção seja do que for, deleitoso ou doloroso, mau ou digno, agradável ou perturbador.
O prazer de odiar os outros, William Hazlitt
sábado, 17 de janeiro de 2026
Kant
“Duas coisas enchem a mente de admiração e respeito, novos e crescentes: o céu estrelado e a lei moral dentro de mim.”
Modelo
"não acredito que o grande relógio da catedral [de Königsberg] realizasse a sua função diária de uma maneira mais desapaixonada e metódica do que Immanuel Kant.
Filosofia para Pessoas com Pressa, Lesley Leven
quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
Poesia
A poesia é a língua universal com que o coração fala à natureza e a si mesmo. Quem despreza a poesia não deve ter muito respeito por si mesmo, ou por coisa nenhuma.
Do Prazer de Odiar e Outros Ensaios, William Hazlitt