sexta-feira, 15 de junho de 2018

Para os mais cépticos, não, não é só um "jogo da bola".

Adoro futebol embora, nos últimos anos, a "indústria" se tenha tornado num centro de lavagem de dinheiro e de violência o que, honestamente, me começa a colocar algumas reservas em relação ao jogo. 
Ouço, muitas vezes, pessoas (maioritariamente do sexo feminino) a caracterizá-lo como: é apenas um jogo de bola, ou são 22 homens a correr atrás de uma bola. Lamento desiludi-los(as) mas, por isso a magia do mesmo, não é apenas um jogo de bola. O jogo: 
- Contribuiu, directamente, com 500 milhões de euros para a economia nacional, anualmente. 
- Indirectamente, contribuiu com maior/semelhante valor. 
- Enche cafés/restaurantes, regularmente, contribuindo para a sua saúde financeira.  
- É aproveitado pelos políticos para aparecer, ficar bem na fotografia, ganhar votos. 
- Aumenta o convívio entre os cidadãos. Tenho amigos que só os vejo uma vez por semana, quando assistimos a um jogo. 
- Aumenta a literacia de um povo. Algumas pessoas, a única coisa que lêem, durante a semana, são os jornais desportivos. 
- Aumenta a auto-estima de um país, unindo as pessoas, principalmente nas vitórias. Em poucas áreas da sociedade somos tão fortes como nesta indústria. 
- Abre o nosso país ao mundo. Quantas pessoas não terão ouvido falar em Portugal, quando fomos Campeões Europeus ou quando organizamos o Euro? Quantas pessoas no mundo conhecem CR7?
- Desbloqueia conversas, quebrando o "gelo", mais com os homens. 
- Um dia de jogo, para quem já o viveu, é um dia diferente, principalmente com uma vitória: viagem, convívio, asneiras, bifanas, imperiais,  conversas, adrenalina, jogo, regresso... 

BOA SORTE PORTUGAL!

Sem comentários:

Enviar um comentário