segunda-feira, 30 de junho de 2025
Comedy
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Tempo
Estar com uma pessoa que a medicina descartou lança-nos numa montanha-russa de emoções. Há coisas a dizer e coisas a não dizer; perguntas a fazer e perguntas a omitir. Uma pergunta que nunca fui capaz de fazer não que a tivesse pensado fazer é se a noção do tempo de um moribundo se vê afetada.
Julian Barnes
Inato
George Orwell determinou lugubremente que "aos cinquenta, toda a gente tem a cara que merece".
A caminho
SE LER É UM DOS PRAZERES e necessidades da juventude, reler é um dos prazeres - e necessidades da velhice.
Mudar de ideias, Julian Barnes
Vida
Alguns de nós temos convicções fortes fracamente sustentadas, outros têm opiniões fracas fortemente sustentadas.
Mudar de Ideias, Julian Barnes
terça-feira, 24 de junho de 2025
Desde Sempre
Algumas pessoas, à medida que envelhecem, tornam-se mais conservadoras; ao longo dos anos, entre amigos e conhecidos, dei conta do familiar e suave arrastar de pés para a direita. Aqueles princípios idealistas que tinham aos vinte anos foram apagados pela exposição às realidades da vida. Ou: agora têm mais dinheiro do que antes e querem protegê--lo e dá-lo. Ou: começam a odiar os princípios dos jovens porque são notavelmente similares aos que tinham na própria juventude, princípios que entendem agora serem ilusões tolas. Ou: não querem simplesmente qualquer mudança nas suas vidas, muito obrigado.
Mudar de Ideias, Julian Barnes
Coluna
Nós mantemos a fé: os partidos é que não têm fé, são promíscuos, mostram ter vistas curtas, vergonhosamente flexíveis em matéria de princípios.
Mudar de Ideias
segunda-feira, 23 de junho de 2025
Memory
Agora concordo com a noção de que a memória, a memória de uma única pessoa, sem corroboração e sem fundamentação através de outras provas, é um fraco guia para o passado.
Mudar de ideias, Julian Barnes
Dadaísta
sábado, 14 de junho de 2025
sexta-feira, 13 de junho de 2025
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Eureka
Portanto, aceite que o seu amado é brilhante e perfeito, mas mas também é dececionante e cansativo. É normalíssimo. Devemos aceitar que aqueles que amamos, uma vez ou outra, vão desapontar-nos.
A filosofia resolve, Margot Cardoso
terça-feira, 3 de junho de 2025
Às vezes
Desci então ao abismo onde se esconde a noite; e de lá trouxe a coragem inalterável que desarma os perigos e amacia os obstáculos.
Almas Delirantes, Luís Cebola